24 de maio de 2016

PROJETO: LAÇOS DE FÁMILIA
(Boizinho de Madeira)




PROFESSORES: Mario Augusto Lopes Barbosa e André Elias de Oliveira

  INTRODUÇÃO

O registro na memória dos mais velhos e as boas histórias contadas para filhos e netos dos acontecidos passados revivendo a emoção da conquista através do laço, são os eixos principais do projeto, aliado também à formação que será dada nas horas em que o aluno estará na escola, à cultura popular e à comunicação entre o velho, o novo e o educador, nos encontros da família na escola onde as histórias de vida são contadas, recontadas e ressignificadas através da arte e da cultura do laço cumprido. Fotografias, desenhos, danças, artesanato, culinárias e diversas outras formas de expressão poderão ser utilizadas nas vivências propostas pelo projeto.
A memória tem que ser tomada como elemento para o diálogo intergeracional, valorizando as experiências individuais e coletivas e, principalmente, as lembranças “escondidas” que muitas vezes representam histórias de dominação, verdadeiros “tesouros” na construção e afirmação de identidades. Essas descobertas poderão estimular novas formas de relações e apropriações de novos sentidos e valores. Dessa forma, o projeto objetiva também colocar “focos de luz” em pessoas e fatos que têm grande significado na história do nosso município, mas se encontram no anonimato do cotidiano das famílias.


JUSTIFICATIVA

A idéia de se trabalhar com uma atividade esportiva/cultural de nosso município com alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) do Programa Mais Educação, se deve ao fato de que a educação tem um compromisso com o resgate e a disseminação das raízes e da história de nosso povo. É preciso que a cultura seja encarada como parte da história de um povo, o que caracteriza hábitos e costumes que precisam ser resgatados e respeitados.
O Patrimônio Cultural Imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) define como Patrimônio Cultural Imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.” Esta definição está de acordo com a Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em março de 2006.
Assim os professores precisam incluir em suas atividades docentes, atividades que possam enriquecer os conhecimentos dos alunos, resgatando sua cultura e sua identidade enquanto cidadão capaz de construir seu futuro, sem esquecer de seu passado e de suas raízes.


OBJETIVOS


Geral: Valorizar e preservar o patrimônio cultural imaterial, através de ações culturais/esportivas que envolvam atividades com crianças, adolescentes, adultos e idosos da comunidade escolar.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário