5 de fevereiro de 2014

Iniciou o ano letivo 2014.




     Nos dias 03 e 04 do mês de fevereiro deste ano, deu-se inicio ao ano letivo 2014, com a Jornada Pedagógica e Primeira Etapa da Formação Continuada aos professores da Escola Estadual Roberto Scaff. 
     A  direção e equipe pedagógica juntamente com os professores e monitores de oficinas  com o objetivo de atender a comunicação circular nº 069/2013 da Superintendência de Políticas de Educação, cujo o teor trata das orientações para operacionalização da 1ª etapa da formação continuada prevista em Calendário Escolar conforme Resolução/SED n. 2.802 de 09 de dezembro de 2013. A 1º Etapa da Formação Continuada será distribuída e organizada em dois dias (03 e 04 de fevereiro). O primeiro dia da 1º etapa formação Continuada iniciou-se com a Abertura e acolhida realizada pela Diretora Maria Aparecida da Silva Ribeiro, em seguida foi exibido o Vídeo com uma mensagem de reflexão e de boas vindas a todos os presentes que se apresentaram e falaram em que área atua na sequência apresentou-se slide com o Calendário Escolar do ano de 2014, enfatizando datas comemorativas, eventos previstos e total de aulas por bimestre, foram realizados alguns questionamentos a respeito das datas dos jogos da Copa que foram prontamente respondidos, juntamente com a Coordenadora Pedagógica Tereza Janneth Abdalla foi apresentado o novo Regimento Escolar assim como as alterações e novas normatizações relacionadas ao mesmo, alguns pontos com relação às proibições do corpo discente foram alvo de discussão de como tratar tais ações, foi enfatizado pela coordenação e direção dos critérios relevantes a indisciplina e das punições previstas no Regimento, já com relação a apresentação do PPP foi considerado pela coordenação que existem alguns aspectos que precisão ser reestruturado e adequado e que todos devem participar de forma ativa desse momento. 



A diretora Maria Aparecida fez considerações de alguns aspectos do ano de 2013 com relação a organização escolar, projetos e oficinas abrindo a discussão onde todos puderam opinar sobre o que poderia ocorrer para melhorar os aspectos negativos ressaltados, na oportunidade foi apresentado pela mesma  a organização escolar que deve ser seguida em 2014: Domínio de sala, orientar o aluno respeitar os colegas e professor de sala, realizar as atividades em sala, não permitir o uso de celular, aparelhos sonoros e tomar tereré, (usar boné) conforme Regimento Escolar, o trabalho da coordenação não é fazer aluno permanecer dentro da sala de aula e realizar as atividades propostas pelo professor, isto é um dever do professor regente, manter o ambiente escolar ( sala de aula ) organizada e limpa independente do tipo de material utilizado para realização da aula, ao sair no último tempo tanto matutino quanto vespertino deixar as salas organizadas, apagar o quadro, desligar as luzes, ventiladores e ar condicionado, realizar registros de ocorrências em sala de aula e ambiente escolar, datar e assinar . 





Cumprir o horário de entrada na sala de aula, início, após intervalo e troca de professores, professores que estiverem na sala deverão acompanhar os alunos no  do horário do lanche e almoço, selecionar material antes de entrar em sala de aula: bola, diário, apostila, giz, apagador, etc e zelar pelos  materiais utilizados seja de consumo ou Patrimônio, materiais e equipamentos não serão liberados para alunos sem a presença do professor, a cada Bimestre será realizada culminância dos projetos e oficinas desenvolvidos no referido período, as avaliações e atividades avaliativas deverão ser encaminhadas a coordenação para verificação, aprovação e  impressão enviar para o email: scaffaval@gmail.com, deverão ser atendidos os critérios da avaliação previstos no ppp da escola assim como a recuperação paralela, equipamentos, data show, DVD,TV, som, notebook, laptop uca, uso do laboratório tem que ser agendado com antecedência com o gerenciador de recursos midiáticos ou coordenador pedagógico e não será permitido o uso do uca dentro da STE, esta ferramenta  para ser utilizada  necessariamente não precisa somente de internet, há a obrigatoriedade do comparecimento em reuniões  e atividades desenvolvidas pela escola de todos os professores que trabalham na unidade escolar e nas diferentes disciplinas e CIES mesmo que tenha carga horária reduzida  bem como do professor que realiza acompanhamento individual, pois, é uma atividade prevista em calendário e desenvolvida pela unidade escolar Substituição: não é permitido. Quando extremamente necessário o professor regente deverá informar a coordenação e ou direção e o professor substituto deve ser licenciado na área ou área afim e estar com  o  material para trabalhar, planejamento e livros, quando for necessário faltar comunicar a coordenação ou  direção e preencher ficha de comunicação, os diários tem que ser preenchidos diariamente, assim como tem que ser respeitado o período previsto para entrega de notas á secretaria, hoje tudo é online e as transferências dependem destas notas e faltas para serem expedidas, professores observar se existe alunos faltosos comunicar a coordenação que estão em sala e não estão lançados no diário, comunicar secretária Natalícia ou substituta, observar bem o aluno frequente na hora da chamada evitando equívocos, a escola em seu projeto politico pedagógico prevê que o aluno seja avaliado pela pontualidade, assiduidade, realização das atividades diárias, trabalhos, testes,  provas, cadernos (as avaliações tem que estar contextualizadas e clara em seus valores, critérios e objetivos), a sala de tecnologia tem que ser vista como um apoio pedagógico na aprendizagem dos alunos, portanto os professores regentes ao planejarem suas aulas devem prevê o uso das tecnologias oferecidas pela escola, por ser uma escola  de período integral não vamos encaminhar trabalhos ou tarefas para casa, os trabalhos de pesquisa realizada na STE, devem ocorrer no dia que estiver previsto em seu planejamento, nas avaliações devem constar: cabeçalho com nome da escola ,local e data, nome do professor, disciplina, ano escolar, nome do aluno e número, orientar para que os alunos coloquem nome no seu material escolar, realmente planejar sua aula diária, procurar não rotular os alunos e não fazer comentário fora do ambiente escolar, promover e colaborar com a harmonia do ambiente escolar, alunos, professores, pais, funcionários administrativos e outros, foi apresentado e solicitado pela direção que todos deveriam ter este perfil de professor. Assim foram apresentados todas normas e exigências. 











SEJAM BEM VINDOS PROFESSORES

Link disponível para professores e interessados, nos textos utilizados na Formação Pedagógica, fornecida pela SED:

http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=224434&voltar=home&site_reg=98&id_comp_orig=213










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