25 de abril de 2012


11 de abril de 2012

Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Portanto, este dia, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado  por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos  grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
Os alunos da Escola Roberto Scaff durante a semana fizeram atividades relacionada a importância da preservação da água. Neste projeto os professores de distintas disciplinas trabalharam com a conscientização como: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.


Projeto - "Tosco em Ação - combatendo a violência nas escolas da Rede Estadual de Ensino"


No dia 30 de março de 2012 a professora  coordenadora de língua portuguesa Patrícia Gomes,  apresentou para professores o Projeto “Tosco em Ação – Combatendo a Violência nas escolas da Rede Estadual de Ensino”, uma realização em parceria com a Polícia Militar.
O Projeto Tosco surgiu do livro de mesmo nome escrito pelo filósofo e psicólogo Gilberto Mattje. Assim que chegou às mãos dos adolescentes o livro virou febre, especialmente nos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e, de acordo com uma pesquisa da editora feita com professores que utilizaram o livro em sala de aula, foi detectada a diminuição da agressividade em 35% de seus estudantes e melhoria geral de 92%. 
De acordo com o autor, “o livro nasceu da percepção da dificuldade em lidar com o tema da violência  em suas diferentes formas com os jovens adolescentes. A maioria dos materiais paradidáticos que se propõe a abordar o tema, apenas fornecem informações, outros dão broncas ou conselhos. A ideia do livro Tosco é interagir com o adolescente de forma que este se identifique com a estória, se veja em algum dos personagens e consiga rever suas atitudes, especialmente aquelas que significam um boicote a própria felicidade”. 
Neste dia a coordenadora propôs atividades, dinâmicas e estudos voltados ao projeto.

10 de abril de 2012

Páscoa na Escola


No dia 04/04, a Páscoa foi comemorada na escola com muita festa e uma grande reflexão. Os alunos produziram desenhos, cartazes, mural e painel para decorar a escola com mensagens de Feliz Páscoa.
A reflexão sobre o motivo da morte e a ressurreição de Cristo foi o foco principal da comemoração de Páscoa. A escola sugeriu que os professores fizessem uma aula diferente com os estudantes. Eles trabalharam temas como solidariedade e partilha, fazendo com que os estudantes expressassem seus sentimentos em relação à vida e não esquecessem que a Páscoa é muito mais do que o ovo de chocolate. Neste dia os alunos receberam uma cestinha de doces e uma linda mensagem.