Projeto:
THE AMERICAN CULTURE AND ITS MUSIC!
Professores: Michele Gomes Marçal
Disciplinas: Língua Estrangeira – Inglês e História.
PROGETEC: Nicoli Sauchuk
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Área:
Língua Estrangeira – Inglês e História.
Título: “THE AMERICAN
CULTURE AND ITS MUSIC ”;
Público-alvo:
Alunos do 9º ano, do Ensino Ensino Fundamental.
Carga-Horária:
Será utilizado 1 hora/aula por semana para aplicação do projeto;
Período:
Início de Outubro até o início de Dezembro de 2016.
JUSTIFICATIVA:
O
projeto “The American Culture and its music” visa incentivar e ajudar os
estudantes do 9º ano da E.E. Roberto Scaff; criando
estratégias de aprendizagem para desenvolvimento da língua Inglesa e aquisição
da pronúncia correta, assim como sua parte cultural. Com a ajuda dos recursos
midiáticos de apoio áudio visual, tem-se a intenção que o estudante tenha
capacidade de associar à imagem a palavra; desenvolvendo as funções
linguísticas “escuta, fala, leitura e escrita”; capacitando – os assim na aprendizagem de um bom vocabulário e um
conhecimento Histórico dos principais países americanos.
Ao
cantar, o estudante de língua inglesa utiliza a linguagem verbal e representa
modos de perceber e assimilar conteúdos (GAINZA, 1998), construindo, assim, a
interação intelectual e criatividade, além de relaxar, descontrair e trazer
sentimentos de união à turma, como afirma Gardner, 1994.
Não existe uma maneira correta e nem escolas maravilhosas que torna
uma pessoa um usuário “expert” em inglês em pouco tempo. Dominar o inglês
dependerá de um longo e profundo estudo em leituras, pronúncias, audição e
escritas. E isso só dependerá do esforço de cada um e vontade de querer
aprender cada vez mais. Não basta sala de aula; professor acima de tudo precisa
ser um pesquisador, utilizar diferentes métodos para aperfeiçoar o inglês de
seus alunos, tais como filmes, músicas, pesquisas e livros a que venha
despertar o interesse do aluno, ou seja, algo que o estudante goste e que lhe
dê prazer.
A
prática contextualizada da língua inglesa transcende os limites da sala de aula
e conta ainda com os mais avançados recursos tecnológicos como computador
interativo, lousa digital, sala de tecnologia em um aprendizado de excelência
onde a utilização de mídias e tecnologias por estar presente no cotidiano de
cada um, facilitando a adaptação e dificuldade das pronuncias da língua inglesa.
Portanto, esse projeto visa preparar o aluno para a sua inserção no primeiro
ano do ensino médio que utiliza a disciplina de inglês como fomento a busca de
emprego que utilize outra língua, avaliações de cunho norteador da vida como
ENEM. Por este motivo a aplicação deste projeto é de extrema importância para o
desenvolvimento de nossos alunos.
OBJETIVOS:
·
Obter conhecimento no avanço da aprendizagem na língua inglesa e sua
parte Histórica e cultural de forma diferente e dinâmica, baseando em vídeos
propostos na STE, musicas e textos apresentados no Computador Interativo com
Lousa Digital;
·
Tornar evidente a importância da música
no ensino de língua inglesa e seus efeitos benéficos à aquisição da língua
estrangeira;
·
Ampliar a treinar a habilidade da fala e
da escuta e estimular a memória com música, aumentando o vocabulário e
melhorando a pronúncia.
·
Reconhecer e contextualizar a Língua
Inglesa, sob seus diferentes aspectos de ensino-aprendizagem; melhorando as
habilidades de listening, speaking, Reading e writing.
·
Melhorar as estratégias, criatividades e
habilidades de raciocínio dos alunos na parte cultural da língua.
·
Tornar a aprendizagem mais interativa com
o uso dos recursos midiáticos e tecnológicos presentes no dia a dia escolar e
inovações tecnológicas com o uso de smartphones.
·
Possibilitar uma aprendizagem mais fácil
e natural através da memorização de sons e rimas com a exposição de áudios
desenvolvidas por equipamentos de mp3.
·
Conhecer a nacionalidade procedente e
sobre parte da cultura norte-americana.
METODOLOGIA:
_ Esclarecer a
dinâmica das atividades que envolverão as disciplinas de Inglês e História.
-
Posteriormente as músicas serão ouvidas e lidas nos smartphones dos alunos e ou
projetadas em multimídia, para que se possa ir acompanhando as letras das
mesmas.
_
Para facilitar a compreensão, as músicas estarão disponibilizadas e impressas,
para cada aluno, bem como o nome e o cantor, para que, em casa o aluno possa ir
acompanhando.
_
Primeiramente, a sala irá ouvir duas músicas. A professora irá acompanhar os
alunos, e apontar a gramática que segue no referencial curricular para cada
turma; e os alunos irão destacá-los na folha.
_
A sala de aula será dividida em dois grupos. Ambos os grupos irão ouvir as
músicas novamente. Os ensaios poderão ser realizados tanto em sala de aula,
sala de tecnologia ou fora da escola (em casa), para que depois apresentarem,
cantando em dupla ou grupo.
- Com a ajuda do computador
interativo e lousa digital será apresentado slides, vídeos que retratam a
cultura norte-americana.
_
Premiar os participantes que demonstrarem participação e progresso no projeto e
finalizar com a comida típica americana.
AVALIAÇÃO:
Os
alunos serão avaliados mediante sua participação, envolvimento e questionamento
em sala de aula, bem como também suas apresentações para o público em sala.
RECURSOS:
Humanos:
Direção, coordenação, PROGETEC, professor e estudantes;
Material:
Computador Interativo, Lousa Digital, Aparelho de som MP3, papel A4, celulares
(smartphone). Computadores STE, Quadro Negro e Giz.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
ARROYO, M.(2000) Um olhar antropológico sobre práticas de
ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM- Associação Brasileira de
Educação Musical, n.5, p.13-20.
GAINZA, V. H. Estudos de psicopedagogia musical. São
Paulo, Summus, 1988.p.119
GARDNER, Howard.
(1994). Estruturas da Mente. Porto
Alegre:Artes Médicas.
GFELLER, K. E; Thaut.H.
M. (1990). Psychomusical
Foundations of Music Therapy;Taxonomy of Clinical Music Therapy Programs and
Techniques , in Unkefer, R. E. Music
Therapy in the Treatment of Adults with Mental Disorders. New
York: Schirmer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário