6 de outubro de 2016

Projeto:
THE AMERICAN CULTURE AND ITS MUSIC!




Professores: Michele Gomes Marçal
Disciplinas: Língua Estrangeira  – Inglês e História.
PROGETEC: Nicoli Sauchuk




IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Área: Língua Estrangeira – Inglês e História.
Título: “THE AMERICAN  CULTURE AND ITS MUSIC ”;
Público-alvo: Alunos do 9º ano, do Ensino Ensino Fundamental.
Carga-Horária: Será utilizado 1 hora/aula por semana para aplicação do projeto;
Período: Início de Outubro até o início de Dezembro de 2016.



JUSTIFICATIVA:
O projeto “The American Culture and its music” visa incentivar e ajudar os estudantes do 9º ano da E.E. Roberto Scaff; criando estratégias de aprendizagem para desenvolvimento da língua Inglesa e aquisição da pronúncia correta, assim como sua parte cultural. Com a ajuda dos recursos midiáticos de apoio áudio visual, tem-se a intenção que o estudante tenha capacidade de associar à imagem a palavra; desenvolvendo as funções linguísticas “escuta, fala, leitura e escrita”; capacitando – os assim  na aprendizagem de um bom vocabulário e um conhecimento Histórico dos principais países americanos.
Ao cantar, o estudante de língua inglesa utiliza a linguagem verbal e representa modos de perceber e assimilar conteúdos (GAINZA, 1998), construindo, assim, a interação intelectual e criatividade, além de relaxar, descontrair e trazer sentimentos de união à turma, como afirma Gardner, 1994.
Não existe uma maneira correta e nem escolas maravilhosas que torna uma pessoa um usuário “expert” em inglês em pouco tempo. Dominar o inglês dependerá de um longo e profundo estudo em leituras, pronúncias, audição e escritas. E isso só dependerá do esforço de cada um e vontade de querer aprender cada vez mais. Não basta sala de aula; professor acima de tudo precisa ser um pesquisador, utilizar diferentes métodos para aperfeiçoar o inglês de seus alunos, tais como filmes, músicas, pesquisas e livros a que venha despertar o interesse do aluno, ou seja, algo que o estudante goste e que lhe dê prazer.
A prática contextualizada da língua inglesa transcende os limites da sala de aula e conta ainda com os mais avançados recursos tecnológicos como computador interativo, lousa digital, sala de tecnologia em um aprendizado de excelência onde a utilização de mídias e tecnologias por estar presente no cotidiano de cada um, facilitando a adaptação e dificuldade das pronuncias da língua inglesa. Portanto, esse projeto visa preparar o aluno para a sua inserção no primeiro ano do ensino médio que utiliza a disciplina de inglês como fomento a busca de emprego que utilize outra língua, avaliações de cunho norteador da vida como ENEM. Por este motivo a aplicação deste projeto é de extrema importância para o desenvolvimento de nossos alunos.





OBJETIVOS:
·         Obter conhecimento no avanço da aprendizagem na língua inglesa e sua parte Histórica e cultural de forma diferente e dinâmica, baseando em vídeos propostos na STE, musicas e textos apresentados no Computador Interativo com Lousa Digital;
·         Tornar evidente a importância da música no ensino de língua inglesa e seus efeitos benéficos à aquisição da língua estrangeira;
·         Ampliar a treinar a habilidade da fala e da escuta e estimular a memória com música, aumentando o vocabulário e melhorando a pronúncia.
·         Reconhecer e contextualizar a Língua Inglesa, sob seus diferentes aspectos de ensino-aprendizagem; melhorando as habilidades de listening, speaking, Reading e writing.
·         Melhorar as estratégias, criatividades e habilidades de raciocínio dos alunos na parte cultural da língua.
·         Tornar a aprendizagem mais interativa com o uso dos recursos midiáticos e tecnológicos presentes no dia a dia escolar e inovações tecnológicas com o uso de smartphones.
·         Possibilitar uma aprendizagem mais fácil e natural através da memorização de sons e rimas com a exposição de áudios desenvolvidas por equipamentos de mp3.
·         Conhecer a nacionalidade procedente e sobre parte da cultura norte-americana.




METODOLOGIA:
_ Esclarecer a dinâmica das atividades que envolverão as disciplinas de Inglês e História.
- Posteriormente as músicas serão ouvidas e lidas nos smartphones dos alunos e ou projetadas em multimídia, para que se possa ir acompanhando as letras das mesmas.
_ Para facilitar a compreensão, as músicas estarão disponibilizadas e impressas, para cada aluno, bem como o nome e o cantor, para que, em casa o aluno possa ir acompanhando.
_ Primeiramente, a sala irá ouvir duas músicas. A professora irá acompanhar os alunos, e apontar a gramática que segue no referencial curricular para cada turma; e os alunos irão destacá-los na folha.
_ A sala de aula será dividida em dois grupos. Ambos os grupos irão ouvir as músicas novamente. Os ensaios poderão ser realizados tanto em sala de aula, sala de tecnologia ou fora da escola (em casa), para que depois apresentarem, cantando em dupla ou grupo.
            - Com a ajuda do computador interativo e lousa digital será apresentado slides, vídeos que retratam a cultura norte-americana.
_ Premiar os participantes que demonstrarem participação e progresso no projeto e finalizar com a comida típica americana.

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados mediante sua participação, envolvimento e questionamento em sala de aula, bem como também suas apresentações para o público em sala.

RECURSOS:
Humanos: Direção, coordenação, PROGETEC, professor e estudantes;
Material: Computador Interativo, Lousa Digital, Aparelho de som MP3, papel A4, celulares (smartphone). Computadores STE, Quadro Negro e Giz.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ARROYO, M.(2000) Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM- Associação Brasileira de Educação Musical, n.5, p.13-20.
GAINZA, V. H. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo, Summus, 1988.p.119
GARDNER, Howard. (1994). Estruturas da Mente. Porto Alegre:Artes Médicas.

GFELLER, K. E; Thaut.H. M. (1990). Psychomusical Foundations of Music Therapy;Taxonomy of Clinical Music Therapy Programs and Techniques , in Unkefer, R. E. Music Therapy in the Treatment of Adults with Mental Disorders. New York: Schirmer.













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