Iniciou o ano letivo 2014.
Nos dias 03 e 04 do mês de fevereiro deste ano, deu-se inicio ao ano letivo 2014, com a Jornada Pedagógica e Primeira Etapa da Formação Continuada aos professores da Escola Estadual Roberto Scaff.
A direção e equipe pedagógica juntamente com os
professores e monitores de oficinas com
o objetivo de atender a comunicação circular nº 069/2013 da Superintendência de
Políticas de Educação, cujo o teor trata das orientações para operacionalização
da 1ª etapa da formação continuada prevista em Calendário Escolar conforme
Resolução/SED n. 2.802 de 09 de dezembro de 2013. A 1º Etapa da Formação
Continuada será distribuída e organizada em dois dias (03 e 04 de fevereiro). O
primeiro dia da 1º etapa formação Continuada iniciou-se com a Abertura e acolhida
realizada pela Diretora Maria Aparecida da Silva Ribeiro, em seguida foi exibido
o Vídeo com uma mensagem de reflexão e de boas vindas a todos os presentes que
se apresentaram e falaram em que área atua na sequência apresentou-se slide com
o Calendário Escolar do ano de 2014, enfatizando datas comemorativas, eventos
previstos e total de aulas por bimestre, foram realizados alguns
questionamentos a respeito das datas dos jogos da Copa que foram prontamente
respondidos, juntamente com a Coordenadora Pedagógica Tereza Janneth Abdalla
foi apresentado o novo Regimento Escolar assim como as alterações e novas
normatizações relacionadas ao mesmo, alguns pontos com relação às proibições do
corpo discente foram alvo de discussão de como tratar tais ações, foi enfatizado
pela coordenação e direção dos critérios relevantes a indisciplina e das
punições previstas no Regimento, já com relação a apresentação do PPP foi
considerado pela coordenação que existem alguns aspectos que precisão ser
reestruturado e adequado e que todos devem participar de forma ativa desse
momento.
A diretora Maria Aparecida fez considerações de alguns aspectos do ano
de 2013 com relação a organização escolar, projetos e oficinas abrindo a
discussão onde todos puderam opinar sobre o que poderia ocorrer para melhorar
os aspectos negativos ressaltados, na oportunidade foi apresentado pela
mesma a organização escolar que deve ser
seguida em 2014: Domínio de sala, orientar o aluno respeitar os
colegas e professor de sala, realizar as atividades em sala, não permitir o uso
de celular, aparelhos sonoros e tomar tereré, (usar boné) conforme Regimento
Escolar, o trabalho da coordenação não é fazer aluno permanecer dentro da sala
de aula e realizar as atividades propostas pelo professor, isto é um dever do
professor regente, manter o ambiente escolar ( sala de aula ) organizada e
limpa independente do tipo de material utilizado para realização da aula, ao
sair no último tempo tanto matutino quanto vespertino deixar as salas
organizadas, apagar o quadro, desligar as luzes, ventiladores e ar
condicionado, realizar registros de ocorrências em sala de aula e ambiente
escolar, datar e assinar .
Cumprir o horário de entrada na sala de aula,
início, após intervalo e troca de professores, professores que estiverem na
sala deverão acompanhar os alunos no do
horário do lanche e almoço, selecionar material antes de entrar em sala de
aula: bola, diário, apostila, giz, apagador, etc e zelar pelos materiais utilizados seja de consumo ou
Patrimônio, materiais e equipamentos não serão liberados para alunos sem a
presença do professor, a cada Bimestre será realizada culminância dos projetos
e oficinas desenvolvidos no referido período, as avaliações e atividades
avaliativas deverão ser encaminhadas a coordenação para verificação, aprovação
e impressão enviar para o email: scaffaval@gmail.com, deverão ser
atendidos os critérios da avaliação previstos no ppp da escola assim como a
recuperação paralela, equipamentos, data show, DVD,TV, som, notebook, laptop
uca, uso do laboratório tem que ser agendado com antecedência com o gerenciador
de recursos midiáticos ou coordenador pedagógico e não será permitido o uso do
uca dentro da STE, esta ferramenta para
ser utilizada necessariamente não
precisa somente de internet, há a obrigatoriedade do comparecimento em
reuniões e atividades desenvolvidas pela
escola de todos os professores que trabalham na unidade escolar e nas
diferentes disciplinas e CIES mesmo que tenha carga horária reduzida bem como do professor que realiza
acompanhamento individual, pois, é uma atividade prevista em calendário e
desenvolvida pela unidade escolar Substituição: não é permitido. Quando
extremamente necessário o professor regente deverá informar a coordenação e ou
direção e o professor substituto deve ser licenciado na área ou área afim e
estar com o material para trabalhar, planejamento e
livros, quando for necessário faltar comunicar a coordenação ou direção e preencher ficha de comunicação, os
diários tem que ser preenchidos diariamente, assim como tem que ser respeitado
o período previsto para entrega de notas á secretaria, hoje tudo é online e as
transferências dependem destas notas e faltas para serem expedidas, professores
observar se existe alunos faltosos comunicar a coordenação que estão em sala e
não estão lançados no diário, comunicar secretária Natalícia ou substituta, observar
bem o aluno frequente na hora da chamada evitando equívocos, a escola em seu
projeto politico pedagógico prevê que o aluno seja avaliado pela pontualidade,
assiduidade, realização das atividades diárias, trabalhos, testes, provas, cadernos (as avaliações tem que estar
contextualizadas e clara em seus valores, critérios e objetivos), a sala de
tecnologia tem que ser vista como um apoio pedagógico na aprendizagem dos
alunos, portanto os professores regentes ao planejarem suas aulas devem prevê o
uso das tecnologias oferecidas pela escola, por ser uma escola de período integral não vamos encaminhar
trabalhos ou tarefas para casa, os trabalhos de pesquisa realizada na STE,
devem ocorrer no dia que estiver previsto em seu planejamento, nas avaliações
devem constar: cabeçalho com nome da escola ,local e data, nome do professor,
disciplina, ano escolar, nome do aluno e número, orientar para que os alunos
coloquem nome no seu material escolar, realmente planejar sua aula diária, procurar
não rotular os alunos e não fazer comentário fora do ambiente escolar, promover
e colaborar com a harmonia do ambiente escolar, alunos, professores, pais,
funcionários administrativos e outros, foi apresentado e solicitado pela
direção que todos deveriam ter este perfil de professor. Assim foram apresentados todas normas e exigências.
SEJAM BEM VINDOS PROFESSORES
Link disponível para professores e interessados, nos textos utilizados na Formação Pedagógica, fornecida pela SED:
http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=224434&voltar=home&site_reg=98&id_comp_orig=213
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