26 de março de 2013

Webconferência: Jornada pedagógica

Nesta segunda, pela manhã, houve mais uma Webconferência na escola. Desta vez a SED repassou as atividades feitas na Jornada Pedagógica, que iniciará no dia 04 de abril envolvendo todos os docentes, coordenadores e progetec. O tema  discutido será "O uso dos recursos tecnológicos e midiáticos no cotidiano escolar", assim poderemos entender e debater estes recursos estão disponíveis e precisamos utilizá-los.

16 de março de 2013

ORGANIZAÇÃO DAS AULAS COM O UCA





Os professores da Extensão Roberto Scaff  já estão trabalhando de maneira sistemática o computador UCA em suas salas de aula. Porém, para que isso aconteça com organização será criado um esquema de utilização dos computadores, através do qual os professores terão dias pré-determinados para o uso do laptop com os alunos.
Deve-se ressaltar que o agendamento do uso por turma será repassado e  pensando de maneira conjunta via reunião pedagógica.
O agendamento é importante, pois além de organizar a sala tem tempo para o planejamento. Isso demonstrará o compartilhamento do trabalho tem gerado uma aquisição de conhecimento conjunto acerca do uso, graças a parceria prática evidenciada na atividade.
A comunidade da escola só tem a agradecer!!!

Pacotes Educacionais: Domínio Público, TV Escola e Portal do Professor


           O Portal Domínio Público é uma biblioteca digital, desenvolvida em software livre, promovendo o acesse a obras literárias, artísticas e científica, permite o acesse as informações em diversas áreas, é um portal confiável, que contribui na área da pesquisa e atualização de dados, uma das oportunidades é poder consultar um livro específico, outra é a possibilidade de trabalhos multidisciplinares.
           A TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação sobre Educação e para a Educação. Capacita, aperfeiçoa, atualiza educadores e disponibiliza programação rica em vídeos educativos, sugere a utilização dos vídeos para a aproximação escola e comunidade. O Portal TV Escola é mais um instrumento de possibilidades da interdisciplinaridade onde alunos e educadores poderão tecer idéias e construir nas diversas áreas do conhecimento para reflexão e construção de metas e ações a serem desenvolvidas na comunidade e escola.
           O Portal do Professor auxilia na utilização das tecnologias digitais na construção de aulas e atividades, encontramos vários espaços como: espaço da aula, jornal do professor, recursos educacionais, cursos e materiais, interação e colaboração, Links, Plataforma Freire e outros.
           O Portal do Professor disponibiliza ao professor informações e orientações que são fundamentais para o aperfeiçoamento de sua prática educacional, assim o cotidiano da sala de aula terá mais possibilidades de metodologias e melhores resultados. 
               

Dia internacional da mulher e a chegada de mais uma guerreira em nossa escola




O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. Neste dia os professores trabalharam com o tema em sala e foram feitos cartazes e discutido a importância desta data para evolução da humanidade. Aproveitando esta data tão especial queremos dar as boas vidas a nossa mais recente colaboradora, a coordenadora Tereza Janneth, que já está contribuindo conosco. Tarefa árdua que ela vai enfrentar, já que nossa escola é de tempo integral, no entanto sabemos da sua competência. Bem vinda Tereza!!!!

Projeto Mais Educação e Ensino Médio Inovador









Implantado em 2009, o programa Mais Educação e Ensino Médio Inovador ultrapassaram os obstáculos e envolveram toda a comunidade escolar em um só objetivo, fortalecer a aprendizagem dos alunos. “O primeiro passo foi uma conversa com os pais para incluir os estudantes em todas as oficinas oferecidas pela escola. A partir de então, assumiu-se um compromisso de participação efetiva dos alunos que, em contrapartida, teriam oficinas direcionadas e com profissionais qualificados para o aprendizado”, contou a coordenadora do projeto, Rosana Alves. No total, são seis oficinas: Vídeo, Rádio escola, Com Vida, Segundo Tempo e Letramento de português e matemática. Já o Ensino Médio Inovador  é contemplado com as oficinas de Artes, Sustentabilidade, Expressão Corporal, Capoeira e Esportes. A diretora da escola, Maria Aparecida Ribeiro, avalia que o resultado será positivo, principalmente, ao reforço nas disciplinas de português e matemática. “Acredito que as oficinas nestas áreas ajudam a melhorar e a conquistar um Ideb melhor, na medida em que, basicamente, são essas duas disciplinas que alavancam uma unidade escolar”, afirma.


1 de março de 2013

Aula sobre fóssel


A turma do 5º ano, do Ensino Fundamental, nesta quarta-feira teve uma aula diferenciada. A professora Tatiane levou-os para o pátio da escola para uma aula de antropologia. Os alunos vivenciaram na prática  a forma do fóssil se formar. Além disso, o processo de aprendizado foi divertido e com a participação de todos.


OFICINA DO UCA


Nesta última quinta-feira, dia 28/02, as professoras dos anos iniciais da escola aprenderam a trabalhar com os laptops do Projeto UCA, em mais uma oficina. Ministrada pela professora gerenciadora Ana Paula, os professores se iteraram das diretrizes que norteiam o projeto, além da aula prática do uso dos jogos e recursos existente no laptop.