28 de novembro de 2012

Reunião Pedagógica

Mais um dia de formação continuada aconteceu na EE Roberto Scaff nesta quarta feira. Neste dia foi discutido além do final e início do ano letivo, o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e a postagem deste projeto no site do planejamento on-line, onde será visível a todos, inclusive aos pais. O diretor da escola, profº José Batista, afirmou que é preciso o apoio de todos neste processo de reformulação do PPP, e que este processo é feito todo ano.

VI Mostra Cultural – MS dança o ritmo do cinema


A no dia 08 de novembro deste ano a Escola Estadual Roberto Scaff, participou da VI Mostra Cultural – MS dança o ritmo do cinema - no centro de convenções Rubens Gil de Camilo, onde apresentaram uma coreografia com a música “Jai Ho” de A. R. Rahman  interpretada no filme “Quem quer ser um Milionário” ganhador de oito estatuetas no Oscar de 2009. Nossos dançarinos se apresentaram com estilo mais contemporâneo, despojado e juvenil. Com tecidos de seda e motivos bem coloridos lembrando a alegria, leveza e sensualidade da cultura oriental.


Jai Ho - Mostra de Dança

I Seminário Prouca - MS





Professora Marcela e Rosa apresentando o projeto

Professoras Lúcia, Rosidelma, Marcela, Ana Paula, Rosa e Nilce
Profª Lúcia, Prof. Dr José A Valente, profª Nilce e profª Ana Paula
Nos dias 23 e 24 de novembro a professora gerenciadora Ana Paula Regis e as professoras Marcela Dorneles, Rosidelma Xavier e Rosa Benites participaram do I Seminário PROUCA/MS realizado em Campo Grande-MS, juntamente com as multiplicadoras do NTE Lúcia Couto e Nilce Gonçalves. O evento trouxe reflexões e desafios para o uso do Laptop Educacional, onde representantes das maiores universidades do país discutiu o tema. A Progetec da EE Roberto Scaff do município de Anastácio-MS apresentou a escola e contribuiu falando sobre os projetos desenvolvidos. Professores Doutores como José Armando Valente abrilhantou o seminário com palestras sobre práticas inovadoras na escola e a integração das tecnologias nas escolas. O projeto "Turismo na cidade de Anastácio" , apresentado pelas professoras Rosa e Marcela, despertou a atenção do público porque foi trabalhado com alunos portadores de necessidades especiais.

PROJETO TURISMO LOCAL

Alunos do 1º ano do Ensino Médio, coordenados pela professora Lucimara Jose da Silva realizaram um passeio ao centro da cidade de Aquidauana e Anastácio para analisarem o turismo cultural. Durante o passeio os alunos fotografaram prédios tombados pelo patrimônio histórico e arquitetura fantástica. Também observaram a natureza em todo seu contexto, com córregos (João Dias) e o Rio Aquidauana. o objetivo maior desse projeto é montar uma mostra fotográfica com toda a riqueza que os dois municípios possuem.
PROJETO TURISMO LOCAL
Click na foto para ver o álbum completo:

27 de novembro de 2012

Ensinando a Língua Portuguesa através da música


Com a sugestão da coordenação de área profª Patrícia, o prof. Sampaio ensina Língua Portuguesa cantando. Com as músicas da banda Sujeito Simples os alunos vibraram e cantaram juntos aprendendo modos e vozes verbais. Relembraram frase, oração, período, sujeito, predicado, etc.
Segundo o professor a música funciona muito bem como instrumento pedagógico.
“Creio que em qualquer disciplina o professor possa fazer bom uso da música como ferramenta de trabalho, naturalmente, é preciso sistematizar. O planejamento é de extrema importância para o bom emprego da música nas salas de aulas.
 Nos tempos atuais, o professor necessita de estar atento as atitudes e a  linguagem dos jovens para melhor se comunicar com eles. Agindo assim verá que é quase impossível encontrar um jovem sem um aparelho de celular movimentando algum tipo de música em seus ouvidos.
 Por isto, acredito que temos uma boa razão para utilizarmos a música como instrumento pedagógico em sala de aula uma vez que ela faz parte da vida cotidiana dessa juventude”.

                                                                                                                      Professor Sampaio 

16 de novembro de 2012

ESCOLA INTEGRAL DE ANASTÁCIO É VICE-CAMPEÃ DO 3º FETRAN



A Escola Estadual Roberto Scaff de Anastácio foi vice-campeã do 3º Festival Estudantil Temático para o Trânsito – FETRAN – com a peça “Os Animais e o Caminho Preto” que passa uma mensagem da possível integração harmoniosa entre o trânsito e a preservação da fauna pantaneira.
Após um processo seletivo com participação de 198 escolas estaduais, municipais e particulares de Mato Grosso do Sul, foi selecionada, na Categoria Juvenil, com mais cinco escolas para a grande final no dia 30 de outubro no Sest/Senat, Campo Grande.
Ficha técnica:
Elenco
JOSÉ ANTONIO MIRANDA DE ARRUDA
NAYARA BARBOSA CARDOZO
LUANE DE DEUS MARQUES
JANAYNA DOS SANTOS DA CUNHA
ELISAMA DA SILVA MONTEIRO
ALEXANDRE SILVA
PATRÍCIA MORAIS ROCHA
Figurino
DIANA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
Sonoplastia
EDUARDO DE LIMA BRAGA DE ABREU
Cenografia
THAÍS RENATA MENDES DOS SANTOS
Auxiliar de Direção
ANOR FIGUEIREDO JUNIOR
Autora
TATIANE SEVERINO BENITES
Professoras Responsáveis
MARCELA APARECIDA DUARTE DORNELES
ROSANA ALVES DA SILVA
ARLETH DE LIMA NUNES
LUCIMARA JOSÉ DA SILVA
Diretor da Escola
JOSÉ DA SILVA BATISTA

Participaram da peça alunos do 3º ano do Ensino Médio Inovador que foram premiados com uma câmera digital.
A organização da peça agradece a contribuição da Profª. Ironilde Frazão, da Sra. Helena Faustino, Sra. Florinda Gomes e Sr. Adauto.


CLICK VEJAM MAIS FOTOS: 
FETRAN