2 de abril de 2010

Ano Letivo de 2010 - Dicas para um estudo eficaz

Alunos do Ensino Fundamental e Médio, atenção! Não seria preciso lembrar, mas só pra garantir: as férias acabaram! É lógico que vão alguns dias pra entrar no ritmo, pode bater aquele sono na primeira semana... Ânimo! É hora de aprender!

Aqui vão umas dicas de como agir durante as atividades escolares para cada vez mais estar preparado para os desafios que a vida nos coloca.

Primeiramente, cada um deve entender o sentido/importância de estudar, de acumular conhecimentos/informações. A partir daí é possível determinar qual caminho vamos seguir na vida. Só pra citar um exemplo, antes de ser médico, o indivíduo passou por todas as etapas na escola/universidade sendo orientado por profissionais da educação para que depois tenha condições de proporcionar qualidade de vida aos pacientes que o procuram.

Por esse pensamento que devemos ter o maior interesse nas atividades propostas pelos professores. Não encare os trabalhos, as avaliações, os projetos, como uma obrigação e sim como uma necessidade, um ensaio para o futuro.

Procure saber das regras/direitos/deveres que o Regimento Escolar define para o bom convívio entre alunos, pais, professores e funcionários. É um documento acessível, conheça-o.

Não permita que as novidades tecnológicas como celulares, mp3, 4, 9, 12... ufa, tomem mais o seu tempo do que os estudos. Saiba controlar o tempo de acesso no computador em sites de relacionamento, bate-papo, vídeos, de modo que você possa dar conta de suas responsabilidades.

Procure estudar com bastante garra, buscando aprender de verdade, não estudando apenas em véspera de avaliação. Agindo dessa forma, as notas boas virão naturalmente e a sua aprovação será uma consequência da sua dedicação.

Faça a diferença! Seja um vencedor!

Prof. Moacir Nunes da Silva Junior

Licenciado em Biologia e Matemática pela UFMS

Pós-graduado em Métodos e Técnicas de Ensino pela UNIVERSO

Professor do Quadro Permanente da Rede Estadual de Educação - MS